PROGRAMA AMIGO DO SEGURO 2012

PROGRAMA AMIGO DO SEGURO 2012

O projeto

O Amigo do Seguro é um programa de responsabilidade social que visa dar oportunidade de qualificação profissional no mercado segurador a jovens do ensino médio da rede pública. O programa foi criado em 2002 pela Escola Nacional de Seguros e, desde 2009, vem sendo promovido no Ceará em parceria com o SINCOR/CE.

Os treinamentos são realizados de acordo com a demanda das empresas por estagiários. Em 30 de julho próximo, será iniciada a 4ª turma do Amigo do Seguro em Fortaleza. O Curso de Iniciação ao Trabalho terá a mesma carga horária do realizado no ano passado, sendo desenvolvido em seis módulos: Conceitos Básicos de Seguros, Laboratório de Seguros, Laboratório de Língua Portuguesa, Atendimento ao Cliente, Orientação Profissional e Oficina de Informática.

As parcerias

Escola Nacional de Seguros
Fundada em 1971, no Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Seguros promove o ensino, a pesquisa e a produção de conhecimento para o mercado de seguros. A Escola capacita e qualifica os profissionais do setor, além de divulgar institucionalmente o seguro em todo o País.

SINCOR/CE
Dentre várias iniciativas, o SINCOR/CE, em parceria com a Escola Nacional de Seguros e o CIEE, vem agregando Ações Sociais, como o programa Amigo do Seguro, que contribuem para a integração do jovem brasileiro na sociedade, através de atividades voltadas para inserção no mercado de trabalho.

CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) atua em todo o País desenvolvendo ações educativas, culturais, técnicas e de assistência social. Seu objetivo é aprimorar o processo de formação profissional e ampliar o intercâmbio entre escolas, empresas e Governo. As iniciativas incluem ainda a preservação do meio ambiente e da memória nacional, a defesa da justiça social e o desenvolvimento autossustentado da região e do País.

Amigas do Seguro

São as empresas do setor que contribuem para a promoção de cursos, na adoção de jovens e na contratação de estagiários. A cada ano, as empresas que mais patrocinam alunos ou absorvem estagiários recebem o selo da Certificação Anual das Empresas Amigas do Seguro, concedido pela Escola.

Os critérios são:
Bronze: de 1 a 5 alunos e/ou estagiários por ano;
Prata: de 6 a 11 alunos e/ou estagiários por ano;
Ouro: mais de 11 alunos e/ou estagiários por ano.

Responsabilidades

Recrutamento e seleção dos estudantes: SINCOR/CE e CIEE, sob a coordenação da Escola Nacional de Seguros.
Desenvolvimento e realização dos cursos*: Escola Nacional de Seguros;
Absorção dos estagiários: empresas do mercado de seguros;
Recrutamento, seleção, contratação e acompanhamento dos estagiários: SINCOR/CE e CIEE.

Como participar

As empresas interessadas em apoiar o Amigo do Seguro devem entrar em contato com a sede do SINCOR/CE, pelos telefones: (0**85) 3226-1328 / 6181 (Fernando) e CIEE (0**85) 4012-7614 (Alynne ou Yvina). De acordo com a demanda por estagiários, a Escola abre novas turmas do Curso de Iniciação ao Trabalho na área de seguros. Os jovens são recrutados e selecionados a partir do cadastro do CIEE.

Após a conclusão das aulas, os estudantes aprovados ficam cadastrados no CIEE aguardando oportunidade de estágio em empresas do mercado de seguros. A Escola comunica o interesse das companhias ao CIEE, para que sejam realizados os procedimentos de caráter técnico, burocrático e administrativo. A contratante assina um convênio com o CIEE, que se responsabiliza pela legalização do estágio dos estudantes, conforme o Art. 7 do Decreto número 87.497, de 18/08/1982.

FOTO: 3ª TURMA DO PROGRAMA AMIGO DO SEGURO – 2011

There are no responses so far.

Leave your response